brasil em liquidação / brazil on sale

Show More

BRASIL EM LIQUIDAÇÃO

A obra num primeiro momento abarca o registro dos efeitos de uma das maiores crises financeiras e políticas no Brasil, através da documentação fotográfica de mansões que estão à venda nos bairros de classe alta de São Paulo. Várias crises abalaram o Brasil durante sua história, mas nunca antes, tantos esquemas de corrupção haviam sido delatados e trazidos à tona, influenciando a econômia em todas as classes sociais, atingindo até mesmo as mais altas. Segundo pesquisas realizadas entre 2015 e 2016 pela Folha, o aumento da venda destes imóveis cresceu exponencialmente e durante o desenvolvimento do trabalho, pude ver  placas de “vende-se” surgindo da noite para o dia, a todo momento.

 

Em 3 de novembro de 2015, o empresário Abílio Diniz, afirma que o Brasil está em liquidação, a qual, tornou-se o título da obra. Além desta frase, me apropriei de colocações e fatos históricos sobre o contexto da crise,  advindos de jornalistas, juízes, músicos, políticos e empresários e as coloquei digitalmente nas placas de vende-se das mansões, com a intenção de explicitar o contexto omitido e chamar a atenção à proporção da crise.

 

 

BRAZIL ON SALE

 

At first glance, this project encompasses the register of the effects brought by one of the worst financial and political crises in Brazil, through photographic documentation of mansions for sale in high class neighborhoods of São Paulo. Brazil has been shaken by numerous crises during its history, but never before had so many corruption schemes been reported and brought to light, influencing the economy around all social classes, even the highest of them. According to data from the newspaper Folha, between 2015 and 2016, the increase in sales of this type of real-estate grew significantly during the development of this project – I witnessed “for sale” signs constantly appearing over night.

 

On November 3rd 2015, Brazilian entrepreneur Abílio Diniz stated that Brazil is “on sale”, a statement used as the title of the project. In addition to this phrase, I used historical facts on the crisis’ context, from journalists, judges, musicians, politicians and entrepreneurs, and digitally added them to the mansions’ “for sale” signs, in order to shine a light on the omitted context and highlight the proportion of the crisis.

@site por Nathalia Cruz 2016